Logotipo do Hospital Flavio Leal
Foto da fachada do hospital Flávio Leal

Hospital Flávio Leal - Casa de Caridade de Piraí

A Casa de Caridade de Piraí foi criada pela irmandade do Santíssimo Sacramento em 22 de janeiro de 1928 movida pela necessidade de prestação de atendimento médico à comunidade carente do município de Piraí e redondezas, o terreno e todas as benfeitorias existentes, que pertencial à irmandade, foram doados ao Patrimônio da Casa de Caridade de Piraí em 1942.

A Casa de Caridade de Piraí é uma sociedade civil, beneficente, filantrópica de assistência social, com nome fantasia de Hospital Flávio Leal. Foi totalmente remodelada após uma parceria firmada com o governo municipal em 20 de janeiro de 1997, transformando-se num hospital moderno e com instalações humanizadas, proporcionando uma grande melhoria na qualidade da assistência prestada à população de Piraí, sendo 90% ou mais de seus atendimentos destinados ao s usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

É reconhecidade Utilidade Pública através dos seguintes diplomas legais: - Utilidade Pública Federal, por decreto 949, de 04 de maio de 1962. - Utilidade Pública Estadual, por decreto 25995, de 26 de janeiro de 2000. - Utilidade Pública Municipal, por decreto 19, de 15 de janeiro de 1941. - Registro CNAS sob número 752, de 16 de fevereiro de 1993 e 1039 de 07 de janeiro de 1994. - Registro no Conselho Municipal e Assistência Social sob número 01, de 2000

A Parceria Prefeitura x Hospital

Após quase 70 anos de atuação independente e filantrópica, o Hospital Flavio Leal ameaçava fechar as portas. O então Prefeito recém-eleito, Luiz Fernando Pezão, procurou o Presidente da instituição e propôs uma parceria, para que o hospital continuasse a atender a população de Piraí. A parceria entre a Prefeitura Municipal de Piraí e o Hospital Flavio Leal foi firmada em 20 de janeiro de 1997 e fez renascer o hospital já decadente. Várias alas foram reformadas, novos equipamentos foram adquiridos, mais funcionários passaram a fazer parte da equipe e em consequência disso, o hospiutal pôde recuperar seu vigor e atender a população de forma mais adequada e humana. Essas melhorias renderam ao Hospital Flavio Leal em 2003 o título de Hospital AMigo da Criançam dado pela UNESCO, por sua conduta emeplar no amparo de gestantes e seus bebes. A parceria entre a prefeitura e o Hospital foi mantida pelo governo de Arthur Henrique Tutuca e hoje o Hospital Flavio Leal é considerado um modelo em toda a regial, promovendo anualmente mais de 200.000 atendimentos. Atividades da Casa de Caridade Flavio sempre cultivou a importância de se ter uma vida com atividades sadias, então criou um grupo de escoteiros para crianças, jovens e adultos, e um campo de futebol nos terrenos da casa de caridade aonde aconteciam os jogos frequentemente, inclusive contra equipes de outras cidades. Depois de algum tempo também conseguiu a sede Agremiação Esportiva Piraiense no qual diversas equipes esportivas foram formadas.

Administração Geral do HFL

Ricardo de Albuquerque CarvalhêdoDiretor Geral - Hospital Flávio Leal
Guaraci de Carvalho JuniorDiretor Médico - Hospital Flávio Leal
Cláudia da Sá Xavier MonteiroGerente Administrativa
Elaine Bruna dos Santos LimaGerente de RH
Marcelli Aparecida de OliveiraGerente de Serviços de Saúde
Maristela Alvina CalixtoGerente Financeira
Rosana dos Santos de Oliveira ViannaGerente de Hotelaria
Suelen Furtado de Souza OliveiraGerente de Enfermagem
Vivian Vital da Silva CarvalhoGerente de TI
Paula Baptista MalheirosAdvogada/Dep. Jurídico
Leonardo Gonçalves dos SantosAdvogado/Dep. Jurídico

Conselho da Casa de Caridade

Miguel Barbosa de FreitasTesoureiro/ Membro do Conselho
Alberto Lemos de FreitasPresidente da Casa de Caridade de Piraí
Renata de Queiroz VarellaVice-presidente da Casa de Caridade de Piraí
Daniel Miceli de FreitasRepresentante do Município