A Casa de Caridade de Piraí foi criada pela irmandade do Santíssimo Sacramento em 22 de janeiro de 1928 movida pela necessidade de prestação de atendimento médico à comunidade carente do município de Piraí e redondezas, o terreno e todas as benfeitorias existentes, que pertencial à irmandade, foram doados ao Patrimônio da Casa de Caridade de Piraí em 1942.
A Casa de Caridade de Piraí é uma sociedade civil, beneficente, filantrópica de assistência social, com nome fantasia de Hospital Flávio Leal. Foi totalmente remodelada após uma parceria firmada com o governo municipal em 20 de janeiro de 1997, transformando-se num hospital moderno e com instalações humanizadas, proporcionando uma grande melhoria na qualidade da assistência prestada à população de Piraí, sendo 90% ou mais de seus atendimentos destinados ao s usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Após quase 70 anos de atuação independente e filantrópica, o Hospital Flavio Leal ameaçava fechar as portas. O então Prefeito recém-eleito, Luiz Fernando Pezão, procurou o Presidente da instituição e propôs uma parceria, para que o hospital continuasse a atender a população de Piraí. A parceria entre a Prefeitura Municipal de Piraí e o Hospital Flavio Leal foi firmada em 20 de janeiro de 1997 e fez renascer o hospital já decadente.