Logotipo do Hospital Flavio Leal

Núcleo de Seguração do Paciente

nsptopo.jpg

Segundo a portaria nº 529, 1º de abril de 2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), segurança do paciente significa “redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”.

Atendendo à Política Nacional o Hospital Flávio Leal, constituiu o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em abril de 2016.Enfermeira Gilmara Paiva, responsável pelo NSP trabalha em conjunto com uma equipe de multiprofissionais, com o objetivo de instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade no serviço de saúde, através da instituição de medidas que visam qualificar as equipes assistenciais a gerenciar e evitar riscos que possam afetar ou agravar a saúde do paciente.

As reuniões do Núcleo acontecem mensalmente e seguem as normativas aprovadas em regimento interno. A segurança do paciente é uma questão estratégica e tem como objetivo identificar oportunidades de melhorias nos processos assistenciais. O NSP trabalha com a metodologia de identificar, corrigir e prevenir ocorrências que possam trazer danos aos pacientes. É uma responsabilidade de todos os envolvidos direta e indiretamente na assistência.

Dentro das atividades do NSP está elencado seis metas centrais: identificação correta do paciente; melhoria da comunicação entre os profissionais; melhoria na segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienização correta das mãos para evitar infecções e redução no risco de quedas e úlceras por pressão.

Núcleo de segurança do Paciente